Antroposofia em 10 lições

2009_07_30_18_00_28_antroposofia

Antroposofia, do grego “conhecimento do ser humano”, é uma filosofia de vida que reúne os pensamentos científico, espiritual, e artístico em uma unidade. A Antroposofia responde às questões do homem moderno sobre si mesmo e sobre suas relações com o universo, e foi introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner.

Podemos entender melhor o que é Antroposofia em 10 lições, cada uma descreve uma característica:

1. Abrangência. Ela está relacionada com toda a vida humana e a natureza - daí suas aplicações em praticamente todas as áreas da vida.

2. Conceito. Ela é representada como conceitos que se dirigem à capacidade de pensar e à procura de conhecimento e compreensão do homem moderno.

3. Espiritualismo. Para a Antroposofia, o universo não é constituído apenas de matéria e energia físicas, existe um mundo espiritual.
A Antroposofia representa um monismo: para ela não existe o paradoxo do espírito atuar na matéria; ele é a origem de tudo.

4. Antropocentrismo. O universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem.

5. Desenvolvimento de órgãos de percepção supra-sensorial. A Antroposofia acredita que o mundo espiritual pode ser observado da mesma maneira que se observa o mundo físico.

6. Desenvolvimento da consciência, da auto-consciência, da individualidade e da liberdade. Essa quatro características humanas devem ser radicalmente preservadas e desenvolvidas.

7. Cosmovisão aberta. Não há nada de secreto na Antroposofia.

8. Perspectiva histórica. A Antroposofia fornece uma perspectiva para a evolução da Terra e do ser humano, abrangendo todo o passado histórico e pré-histórico.

9. Renovação da pesquisa científica. A Antroposofia deve ser considerada como uma evolução do método científico estabelecido por Goethe, porque indica como ampliar a pesquisa científica tornando-a mais humana e mais coerente com a natureza.

10. Desenvolvimento moral. A Antroposofia aconselha um desenvolvimento moral feito pessoalmente,com base no conhecimento da essência do ser humano e do universo.

Você pode entender melhor a antroposofia através dos livros de Steiner, ele publicou 40 livros e deu cerca de 6.000 palestras agrupadas em 270 volume. Você pode adquiri-los aqui.

Filed Under: EstiloFeatured

Tags:

About the Author:

RSSComments (0)

Trackback URL

Leave a Reply